WhatsApp Image 2024 04 01 at 11.27.39 AM 1O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, realizou hoje, 25/03 uma visita de inspeção à Barragem dos Pequenos Libombos para avaliar o impacto das fortes chuvas que têm afectado a região sul, especialmente as infraestruturas das cidades de Maputo, Matola e arredores.

Na ocasião, o ministro destacou a preocupação do governo em monitorar de perto as barragens, em especial a dos Pequenos Libombos, que tem recebido afluências significativas da montante, provenientes de países vizinhos, tal é o caso de Eswatini.

Em coordenação com o INGD (Instituto Nacional de Gestão de Desastres), o Governo está acompanhar a situação com a devida atenção, tendo reafirmado os apelos para a “tomada de medidas de precaução ao se aproximarem dos rios Maputo e Umbelúzi, e à retirada de pessoas e bens nas bermas dos rios, devido ao risco de arrastamento pela força das águas. A situação também impacta a travessia nos drifts de Umpala (Boane), Mafuiane e Mazambanine, e há risco de inundação nas margens das zonas baixas dos rios”

Mesquita ressaltou a incerteza causada pelo ciclo de El Niño e alertou para a possibilidade de surpresas no futuro. No entanto, ele assegurou que, com o nível actual de água na barragem, caso não chova nos próximos tempos, haverá reservas para até dois anos.

O ministro expressou sua preocupação com a segurança da população, enfatizando que situações de morte podem ser evitadas se as pessoas seguirem as orientações das autoridades, tendo destacado que, “apesar do aumento das descargas em relação ao ano passado, a gestão das águas foi bem-sucedida, e eventuais problemas só poderiam ocorrer devido à indisciplina de algumas pessoas”.

Por sua vez, nesta segunda-feira, 25/03, a Administração Regional de Águas do Sul, Instituto Público (ARA-Sul, IP), através de comunicado, apelou à população para que tome medidas de precaução e esteja atenta às actualizações das autoridades.

Acompanhe mais informações sobre as chuvas e a gestão dos recursos hídricos em nosso site.

Mesquita avalia impacto das chuvas na barragem dos pequenos Libombos