Mesquita destaca importância do conhecimento científico na cooperação sobre recursos hídricos na sadc Foi lançada, sexta-feira, 9 de Fevereiro, na cidade de Maputo, a obra técnico-científica "Cooperação Hídrica na Região Austral no Contexto da Emergência Climática", da autoria de Agostinho Vilanculos, especialista em Hidrologia e chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.

A obra, conforme explica o autor, resulta de uma pesquisa sobre a gestão dos recursos hídricos ao nível da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), dada a escassez de água que se verifica na região, e não só.

01"A pesquisa levou-me cerca de quatro anos e uma das coisas que trago para Moçambique e para a região é que a água é uma preocupação, está a escassear cada vez mais. Trago o conceito de emergência climática, que é diferente de mudanças climáticas, para despertar os governos sobre a necessidade de reconhecer que o mundo está a atravessar uma crise climática", alerta.

Para mitigar esta crise, Agostinho Vilanculos diz haver necessidade de tomar algumas medidas, pois "se isso não for feito, corremos o risco de entrar em competições e em conflito por causa da disputa da água. Há factores extremamente importantes que é preciso observar quando se fala de cooperação, sobretudo as doutrinas".

02 AGOSTINHO VILANCULOS especialista em Hidrologia"Não bastam só as teorias que estão por detrás da cooperação, os protocolos, as convenções, etc. Estão lá, sim, mas são meramente questões de conceito. A questão económica é extremamente importante. Numa cooperação há valências que é preciso ter. É uma questão de win-win, eu tenho que ter argumentos, ou algo que eu ofereça à minha contraparte para eu poder estar em pé de igualdade quando estivermos sentados à mesa", acrescenta.

03Presente na cerimónia de lançamento, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, considerou a obra de capital importância para a gestão integrada de recursos hídricos, não só para o nosso país, mas também para a região da África Austral, onde as mudanças climáticas levam a alterações da temperatura e da precipitação média, bem como ao aumento da variabilidade da precipitação.

"Os efeitos das alterações climáticas nesta região estão frequentemente associados ao aumento da variabilidade temporal e espacial da precipitação durante o ano. Para o caso de Moçambique, que compartilha 9 das 15 principais bacias hidrográficas da região, a gestão conjunta destas bacias é extremamente importante, daí que ficamos bastante satisfeitos com a existência de instrumentos técnico-científicos desta natureza, que permitem elevar o nosso nível de conhecimento para fazer face a vários desafios que se nos colocam a nível da região", frisou.

04

Na ocasião, Carlos Mesquita realçou a importância do estabelecimento, operacionalização e consolidação dos mecanismos de cooperação da gestão integrada de recursos hídricos partilhados, com vista ao alcance de diversos objectivos, com destaque para a disponibilização dos volumes mínimos para a satisfação das necessidades do País.

Por isso, acrescentou o governante, "constituem prioridades do Governo consolidar a cooperação internacional e regional eficiente e efectiva sobre os cursos de água compartilhados no âmbito da SADC, o que só é possível quando temos conhecimento científico e profundo sobre esta matéria".