Capture

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na última quinta-feira 05 de Agosto, a barragem  de Gorongosa com capacidade de abastecer mais de 45 mil pessoas. Trata-se de uma insfraestrutura com capacidade de armazenar cerca de 300 Mm³ e, foi financiada pelo Governo de Moçambique em pouco mais de 327 milhões de meticais.

Construida sobre rio Nhandar, na bacia hidrográfica do rio Púngue, cujas obras duraram cerca de quatro anos, a barragem em betão armado, tem uma altura máxima de 9.5 m, desenvolvimento total de coroamento de 84.00 metros, descarregador de cheias, tomada de água, descarga de fundo e, aproveitamento hidroelétrico, aumentando assim a fiabilidade no abastecimento de água no Município de Gorongosa.

“Com o Programa Água para a Vida, pretendemos até 2024 aumentar a nível nacional a cobertura dos serviços de abastecimento de água nas zonas rurais e urbanas dos atuais 62% para 80%”, disse Filipe Nyusi durante a inauguração.

Para o chefe de Estado, o incremento na cobertura de abastecimento de água, vai facilitar no acesso universal e equitativo da água potável pela população, sendo que, tendo a agricultura como principal actividade em  Gorongosa, o desafio é de o distrito alavancar e desenvolver as cadeias de valor. O sector familiar bem como o privado, encontram aqui espaço para a sua auto-afirmação e maior engajamento de produção de matérias-primas, oriundas da agricultura e pecuária, para satisfazer a demanda da agro-indústria e apoiando o processo local. E com pontencial de uma hidroeléctrica, poderá minimizar o desafio do acesso à energia e dinamizar a industrialização local em muitos sectores.

Igualmente, exortou à população para o uso racional da água pois sabe-se que é um recurso cada vez mais escasso, pese embora indispensável para o cotidiano dos mocambicanos. Vincou ainda, que o Governo vai continuar a tomar diligências na mobilização de financiamento para a construção de mais infraestruturas para o abastecimento de água em Moçambique.